segunda-feira, 18 de junho de 2012

Síndrome do triplo X:

   A síndrome do triplo X é uma condição genética na qual 1 entre 800 mulheres possuem um cromossomo X extra ( o normal é possuir dois). Esta condição é também conhecida como síndrome de Jacob, síndrome da super fêmea e síndrome do XX X. A maioria das mulheres que possuem o X extra, nunca sabem que o possuem, e a condição não é passada de mãe para filha. Crianças com a síndrome podem nascer com pouco peso, mas inicialmente existem outros poucos sintomas físicos desta condição. Assim que estas crianças crescem, pode ocorrer algum atraso no desenvolvimento de suas funções motoras, fala e linguagem, habilidades sociais e maturação. As mulheres com esta síndrome tendem a ser altas e a possuírem múltiplas peles frouxas no pescoço. Muitas mulheres com a síndrome do triplo X são férteis; no entanto, ao envelhecerem algumas entram na menopausa mais cedo do que a maioria das mulheres. Não há tratamento específico para a síndrome do triplo X, mas se a condição for diagnosticada cedo, a garota afetada pode receber ajuda extra quanto ao atraso de seu desenvolvimento.
   Algumas mulheres podem apresentar até 4 ou 5 cromossomos X extras. Quanto mais cromossomos X, maio o índice de retardo mental nessas mulheres.
Existem mulheres portadoras dessas aberrações cromossômicas, mas desconhecem a doença por não apresentarem os sintomas.

Os sintomas dessa síndrome envolvem:
- Menor grau de inteligência;
- Pessoa com características sexuais e comportamentais femininas;
- Mulheres tendem a ser altas;
- Múltiplas peles frouxas no pescoço;
- São férteis;
- Podem entrar na menopausa precocemente;
- Retardamento mental (o grau de retardamento varia entre as portadoras).

   Algumas portadoras são férteis, mas em alguns casos a doença pode causar esterilidade.
   Mulheres portadoras podem dar origem a crianças perfeitamente normais.
   As crianças que nascem com essa síndrome não apresentam claramente os sintomas logo após o nascimento, mas podem apresentar baixo peso.
  A doença pode ser diagnosticada por estudos do cariótipo, onde é claramente visível a presença de três cromossomos sexuais X.

Cariótipo de um portador do triplo X:


5 comentários:

  1. Bom dia! Existe tratamento para esse problema? Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há tratamento específico para a síndrome do triplo X, mas se a condição for diagnosticada cedo, a garota afetada pode receber ajuda extra quanto ao atraso de seu desenvolvimento.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu descobri está doença aos 27anos tive 5 gravidez e cheguei a os 6 mês e morreram meu bebê tive até gravidez de gêmeos tenho esperança de ter um filho estou com 41 anos

    ResponderExcluir